sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ler bem

Leitores, boa noite.

Vos trago hoje o primeiro quesito para escrever bem, que é ler bem.

O filósofo e também escritor Jean-Jacques Rousseau disse certa vez: "O Homem nasce bom. A sociedade o corrompe.".

A analogia da frase nos coloca que, obviamente, o Homem nasce sem malícias para realizar o mal.
Einstein definiu o mal como a ausência do bem, logo, o Homem quando nasce é imparcial às coisas boas ou más, sendo assim considerado como bom.

Além de caráter, podemos aproximar a frase de Rousseau ao que compõe a intelectualidade do Homem quando nasce. Ou seja, nada.

O Homem adquire a intelectualidade de acordo com a sociedade.
Influências em hábitos como leitura são fundamentais para a criação de um bom intelecto. Lógico, outros hábitos também são fundamentais.
A sociedade é tudo o que está ao redor do indivíduo. Não somente pessoas.

Infelizmente, em nosso país, há pouco costume de se ler.
Pergunte à uma criança de oito anos se ela prefere assistir televisão ou ler um livro, e em quase unanimidade, a resposta será a televisão.
A televisão é sim educativa, em partes. Há programações que são excelentes para a formação de um bom cidadão, mas, se o almejado é escrever bem, há de se ler bem primeiro.

- Narduci, eu não li muito na minha infância. Como eu faço para escrever bem?

Leitor, a infância foi só um exemplo de realidade social do nosso país. Se não tens o hábito de ler, procure começar. Leia revistas, jornais, matérias, livros, etc... Qualquer coisa que tu ler, será aproveitado. Mesmo coisas sem conteúdos aparentes serão proveitosos para criar uma facilidade de leitura.

A leitura tem que ser algo prazeroso, sempre. Procure um horário que tu esteja relaxado para ler, e também escolha um tema que te agrade.

Um erro que muita gente comete ao ler, é ler as palavras. Palavras não significam nada, frases sim.
As frases são apenas um aglomerado de palavras, mas se ficares insistindo em ler as palavras separadamente, chegarão ao final da frase sem lembrar como ela começou, e isso faz com que tu volte ao começo da frase perdendo tempo e vontade de ler.

Três pontos básicos para uma boa leitura:

* Concentração.
* Assimilação.
* Interpretação.

Trabalhando cada ponto:


Concentração: Esqueça que você existe fora ao do tema já escolhido. Diga a si mesmo que você imersará em um mundo onde aquele livro, revista, etc... te levará.
Importante para ter uma boa concentração é tê-la sabendo que nada irá te atrapalhar. É como se fosse fazer uma meditação. Questão como iluminação, postura e com ambiente também são fundamentais.
Iluminação, sempre boa, nem de menos, nem de mais para não cansar a vista.
Postura. Pode até ser que a mais confortável possível é a melhor para se ler, mas nem sempre é, e nem digo por questões fisioterápicas, mas por relaxamento. Muitas vezes o leitor acaba relaxando de mais e perdendo o foco. Fique em uma posição que te mantenha sempre atento e confortável ao mesmo tempo.
O ambiente pode ser qualquer um. Mas dou preferência aos imóveis. Muita gente gosta de ler no ônibus. Além de fazer mal à vista, perde-se muito fácil o foco com o chacoalhar do veículo ou as distrações cotidianas.

- Narduci, eu gosto de ler ouvindo música, pode?

Eu, particularmente, consigo ler bem com ou sem música. Mas é uma questão não só de gosto, mas sim de concentração. Um neurologista diria que há pessoas que são capazes de se focar em uma das coisas sem perder a essência, já há pessoas que não conseguiriam se concentrar na leitura por causa do barulho.
Se tu consegue se concentrar única e exclusivamente na leitura, que é o foco principal, ótimo. Leia com música. Caso contrário, não acho conveniente.


Assimilação: Com base nos conceitos apresentados no ponto de concentração, a assimilação chega a ser concomitante.
Com uma boa concentração e leitura do texto, assimila-se as frases entre si para o formar.
Quem busca da leitura de algo para fazer um resumo, nesse campo é importante que se destaque as principais frases para descartar o menos importante, fazendo disso um resumo do texto.


Interpretação: aqui é o ponto que se tem o sentido total do texto.

É tudo parecido? Sim, tudo se relaciona. Desde o momento que tu escolhe um horário para começar a ler, até onde tu o lê e discerne o conteúdo.

Lembrem-se: Quanto mais se lê, melhor se lê!


** Dica de hoje: se não sabes o que começar ler, vá à uma livraria e peça indicação de um livro, de acordo com teu perfil, a um dos funcionários. E boa leitura. **


Encerro minha participação de hoje. Espero que tenham gostado e/ou aproveitado algo. E até a próxima. ((•)) Audio-postagem

3 comentários:

  1. Obrigado, Matthews.

    A partir da próxima postagem já começo a entrar mais em questões técnicas para redação. Mas obrigado mesmo.

    Abraço.

    ResponderExcluir